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Como sua empresa pode se beneficiar da impressão 3D

18/9/2015

Seja você um grande industrial ou um pequeno empreendedor ou uma mistura de professor Pardal e Gepeto, acredite, a impressão em 3D pode te trazer grandes benefícios.

 

Agora que o susto passou, que compreendemos que a impressão em 3 dimensões caseira não será assim tão comum em nossas casas, podemos entender mais objetivamente quais os benefícios dessa nova tecnologia.

 

Primeiro vamos esclarecer que essa tecnologia não é assim tão nova: a primeira impressora 3D foi criada em 1984 pelo norte americano Chuck Hull. Porém, o desenvolvimento tecnológico acontece de forma exponencial e por isso, provavelmente não levaremos mais 31 anos para que a impressão em 3D revolucione significativamente nosso modo de produção.

 

Em algumas indústrias, impressão em 3D não é nenhuma novidade. Se algum engenheiro da Ford ou da Boing ler este texto vai perguntar “quem é essa criança?”. É que nessas empresas a impressão em 3D já é uma realidade cotidiana e uma ação estratégica para ganhar competitividade. A Ford está investindo pesado para o desenvolvimento de equipamentos que produzam peças inteiras já em metal, por exemplo. O que a Ford ganhou e ganha com isso? Podemos começar pela facilidade e ganho de tempo de seus engenheiros na fase de produção e testes de protótipos, principalmente de peças. Imagine você, engenheiro, poder testar uma peça sem um alto custo de material ou consumo de tempo? Imagine a liberdade de poder testar e refazer essa peça três vezes num mesmo dia, por exemplo. Na Ford esse já se tornou o Modus Operandi do teste de protótipos e desenvolvimento de produtos.

 

Para a indústria de aviação, talvez o maior atrativo seja a possibilidade de produzir peças muito complexas numa única impressão. Esqueça a produção de pequenos componentes para compor uma peça que exija mais de um sistema. Com a impressão em 3D o quebra-cabeças já vem montado. Vantagem na diminuição de defeitos de montagem, por exemplo.

 

E, de novo, ganho de tempo.

 

Muito do que estou comentando aqui, li no artigo “Não subestime o impacto das impressoras 3D para os negócios” escrito por Cezar Taurion, Ceo da Litteris Consulting, autor de seis livros sobre Open Source, Inovação, Cloud Computing e Big Data, segundo o site www.cio.com.br. No texto, Cezar analisa a forma como a maioria dos Ceo´s ainda ignoram as vantagens competitivas do emprego da Impressão 3D nas áreas de engenharia de projeto das grandes indústrias. Em outro artigo, publicado no site americano fool.com, o colunista especialista Steve Heller afirma “As empresas que sabem como gerir o tempo de forma mais eficaz, estão se posicionando para ganhar uma vantagem competitiva considerável sobre seus pares. Quanto menos tempo a Ford gasta à espera de um design protótipo ser feito, mais tempo ela pode passar melhorando os desenhos.”

 

E esses são só alguns exemplos. Outras grandes indústrias também estão utilizando a impressão em 3D intensamente, como a GE, a Tesla Motors, a Pratt & Whitney (aviação) e a Black&Decker, por exemplo.

 

Calma pequeno empreendedor, calma Professor Pardal e Gepeto. Se vocês ainda não perceberam como usar a mesma tecnologia que a Ford usa, para se tornarem competitivos, eu explico. Algo em comum provavelmente une essas duas categorias de pequenos produtores, a dificuldade em conseguir parceiros comerciais ou financiamento para seus negócios e produtos.

 

Se você puder, numa apresentação, levar um modelo visualmente preciso de seu novo produto e invenção, com certeza seu poder de persuasão seria turbinado, estou certa?

 

E se, como nas grandes indústrias, você pudesse realizar alguns testes antes dessa apresentação, sua credibilidade estaria garantida. Dependendo do tipo de matéria prima que essa impressão seja realizada, talvez o investimento não seja tão barato quanto conta a TV, porém, com certeza, na relação custo benefício o ganho é bem significativo. Você apresenta um protótipo bem mais profissional e conquista não só pela apresentação, como pelo profissionalismo com que vai tratar aquela oportunidade.

 

Não é à toa que essa tecnologia está sendo considerada a terceira revolução industrial. Estamos evoluindo.

 

            Imagem do site www.fastco.com

 

BÔNUS POST: A situação que relatei como possibilidades aos pequenos empreendedores não é invenção ou especulação. Veja neste link como Andy Bergamann conseguiu colocar um produto criado em suas horas de folga em casa, numa grande cadeia de lojas americana.

 

BÔNUS POST 2: A área de marketing da Ford criou uma loja on line para vender arquivos de carros modelados em 3D prontos a serem impressos. Se você é colecionador ou só um curioso entusiasta, vale a pena conhecer: 3d.ford.com.

 

(Notícia publicada no site www.agil3d.com.br, no dia 14/09/2015)

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